Soluções Agrícolas
header 1
Agricultura

Contacto

BASF e a segurança alimentar

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) argumenta que há segurança alimentar sempre que as pessoas têm acesso a alimentos seguros e nutritivos o suficiente para satisfazer suas necessidades alimentares e preferências alimentares diárias, a fim de levar uma vida ativa e saudável.

Tendências globais, como o aumento e o envelhecimento da população, a urbanização, o aumento da demanda de energia, as mudanças climáticas, a globalização e o desenvolvimento do mercado, incluindo mudanças nos hábitos alimentares, levam a uma demanda crescente por alimentos.

  • As Nações Unidas preveem que a demanda mundial de alimentos mais que dobrará até 2050. Por isso, alertou sobre a necessidade de a produção de alimentos aumentar 70% durante o mesmo período, mas sem aumentar as extensões de terrenos utilizados, que por sua vez competem com a produção de energia renovável.
  • Estes factos são relevantes para a Europa, que é, juntamente com a China, o maior importador de produtos agrícolas.
  • A história mostra que a inovação em tecnologia e ciência aplicada à agricultura desempenha um papel importante no preenchimento da lacuna entre procura e oferta de alimentos. De acordo com a CropLife, a cada ano, entre 20% e 40% da produção potencial de alimentos ainda é perdida como resultado de pragas, ervas daninhas e doenças. Se os produtos agrícolas não forem usados, essas perdas podem até dobrar. Portanto, a agricultura moderna, incluindo o uso adequado de produtos agrícolas, bem como técnicas inovadoras para o melhoramento de sementes e biotecnologia, são essenciais para atender à crescente demanda por rações e alimentos
  • Para garantir a segurança alimentar, a BASF considera a agricultura sustentável fundamental como: contribui para obter maior rendimento das terras agrícolas existentes, utilizando a menor quantidade de água e energia, garante a rentabilidade da exploração agrícola e protege o meio ambiente, atendendo às necessidades da sociedade e das gerações futuras.
  • Assumindo condições de mercado adequadas, um aumento na produção agrícola sustentável traduz-se em maiores rendimentos agrícolas, permitindo aos agricultores diversificar a sua produção, investindo em sementes e produtos para a proteção de culturas de qualidade superior, bem como aumentar a produção. culturas com alto valor agregado. Todas essas melhorias não apenas beneficiam o agricultor, mas também toda a cadeia de valor da produção de alimentos e, finalmente, o consumidor.
  • Os governos em todo o mundo também desempenham um papel muito importante neste campo. É necessário promover a inovação na pesquisa agrícola, assim como promulgar leis que encorajem a adoção mais ampla de métodos agrícolas sustentáveis.



    A BASF fornece soluções sustentáveis e inovadoras para a agricultura, que permitem aos agricultores superar os desafios impostos pela produção agrícola sustentável.

Topo